A mobilização tem como foco a triagem da sífilis por meio do teste rápido, no período de 01 a 07 de abril. Em Mato Grosso o dia “D” da mobilização será 05 de abril com ações em todos os municípios do Estado, através dos Escritórios Regionais de Saúde.
A proposta do Ministério da Saúde é utilizar a mesma estratégia da campanha de combate a DTS/AIDS do programa Fique Sabendo, que incentiva a população a realizar exames de detecção de doenças sexualmente transmissíveis.
No período de 2007 a fevereiro de 2013, o Estado de Mato Grosso registrou 1.763 casos de sífilis, sendo que desse total, 1.289 casos foram detectados em gestantes e 474 casos de sífilis congênita (quando a mãe gestante infectada passa a doença para o bebê através da placenta). As consequências da sífilis no bebê podem variar conforme a gravidade da doença da mãe.
Existe risco de abortamento espontâneo, parto prematuro e ao nascer o bebê pode apresentar os sintomas da doença. Febre e irritabilidade também são sinais da enfermidade.
Fonte: Assessoria SES/MT