Nacional

Cartório de Campinas celebra o 1º casamento coletivo gay da cidade

 
O 3º Cartório de Registro Civil de Campinas, no interior de São Paulo, realizou na tarde desta quinta-feira o primeiro casamento coletivo homoafetivo da cidade. O casamento civil de 16 casais do mesmo sexo marcou as comemorações do Dia Internacional de Luta pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação, celebrado hoje.
 
O casamento civil entre duas pessoas do mesmo sexo se tornou possível em São Paulo a partir da decisão do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP) que regulamentou, em 18 de dezembro de 2012, as normas internas que regem os cartórios de registro civil, equiparando, para todos os efeitos legais, o casamento homo e heterossexual. A norma entrou em vigor no último dia 1º de março, permitindo a qualquer casa gay não só fazer a união estável em cartórios, mas também casar-se ou converter a união já existente em casamento.
 
Um casamento civil dá direitos plenos ao casal, porque sua natureza reconhece os laços de afeto e o vínculo familiar; por outro lado, a união estável é permeada por contrato registrado no cartório de notas, cuja natureza é uma relação de negócios, apenas como uma sociedade.
 
A cerimônia do casamento coletivo é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social com o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais do 3º Subdistrito de Campinas. Após o registro civil, noivos e noivas – dois casais de homens, 12 de mulheres e dois de transexuais – participam de uma festa na Estação Cultura.
 
Fonte: Terra
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus