(Al-MT), em Cuiabá, o seminário “Avanços e Limites da Carreira de Gestor Governamental”, no qual terá o palestrante convidado, Aldino Graef, da Carreira dos Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, do Governo Federal. O seminário que tem início às 14h e vai até às 18h30min tem por objetivo oferecer a troca de experiências entre gestores governamentais que atuam nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal; além de tratar de um breve balanço sobre as carreiras no Brasil.
“Convidamos a todos (gestores governamentais) a participar neste evento. Lá, os servidores poderão discutir os assuntos direcionados às atribuições do serviço público e o futuro das carreiras no país”, disse a gestora governamental e presidenta da AGGEMT, Gisele Gurgel.
Aldino Graef é autor de diversos artigos, entre eles, o intitulado “Origens e Fundamentos da Carreira de Gestor Governamental”, publicado na Revista Res Pvblica, da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP). Outras informações sobre Graef podem ser consultadas no site http://www.anesp.org.br/files/ResPvblica_9.1.pdf.
Em Mato Grosso, a carreira de Gestor Governamental foi criada pela Lei n.º 7.350, de 13 de dezembro de 2000, com os atuais membros que ingressaram por concurso público nos anos de 2001 e 2002. Hoje, 47 servidores exercem o cargo no Estado.
Desde sua fundação em 2004, a AGGEMT vem promovendo ações em defesa dos gestores governamentais e principalmente para a realização de um novo concurso para o preenchimento das vagas existentes, e assim garantir a continuidade dos serviços públicos prestados pela carreira ao Estado.
Atualmente, os aprovados do Concurso público de 2010 aguardam o processo de julgamento da suspensão do concurso no Tribunal de Justiça do Estado. Tanto a AGGEMT quanto a Coordenação de Gestão da Carreira, bem como o Comitê Consultivo, da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral de Mato Grosso (SEPLAN) acompanham as discussões e o processo no do concurso tanto no Executivo como no Judiciário. O cargo de Gestor Governamental foi criado para atuar em duas vertentes: a gestão de políticas públicas e nos sistemas de gestão do Estado.
Cabe ao gestor realizar atividades de implementação das políticas, programas, projetos, sistemas, processos, métodos de gestão, estudos e pesquisa de interesse público. A sua atuação está, principalmente, em promover a gestão pública qualificada, contribuindo para a redução dos espaços do clientelismo, do patrimonialismo, do nepotismo e também em combater a corrupção. Precisa garantir transparência para que nas ações governamentais, principalmente quando envolve a aplicação de grandes recursos, estes sejam aplicados com clareza e sem desperdício, assim como atividades voltadas para o enfrentamento de problemas da sociedade, nas diversas áreas das políticas públicas.
As inscrições para participar no seminário são gratuitas e podem ser feitas pelos contatos: (65) 9986-3976 e 9965-0067.