o secretário de Turismo do município de Cuiabá, Marcus Fabricio, e a diretora do Instituto Brasileiro de Museu (Ibram) de Brasília, Eneida Braga Rocha, para discutir a situação dos museus para a Copa do Mundo de 2014, a fim de melhorar a infraestrutura para os turistas que virão no próximo ano.
O ibram se comprometeu a trabalhar em conjunto com a secretaria para realizações de trabalhos voltados aos museus, “queremos firmar um compromisso em conjunto entre o Ministério da Cultura e cada estado, isso não pode ficar apenas no conexão, tem que ser ao longo de toda a gestão. A Copa do Mundo é muito mais que futebol, ela traz um legal cultural que Mato Grosso tem de aproveitar”, diz Eneida.
Na reunião, foram apresentados os museus do Estado e, de acordo com a realidade, serão traçados planos de trabalhos e investimentos.
A captação de investidores particulares, para garantir caixa para que as instituições trabalhem, também esteve em discussão. Uma agenda de trabalho será criada para a Copa de 2014, com projetos de melhoria na infraestrutura dos museus, conservação do acervo de memória, de como preservar e conservar as peças expostas. “Os turistas não vêm só para ver a bola na rede. Eles querem entender a cultura do Estado”, completa a diretora do Ibram.
Fonte: Secom – MT | SEC-MT