Nacional

Novas regras para criação de sindicato são publicadas no ‘Diário Oficial’

Com as mudanças, ficará mais difícil a criação de novas entidades de trabalhadores e patrões. O ministério aumentou as exigências de documentos para o registro sindical e impôs regras para fusão, incorporação, alteração e desmembramento de entidades sindicais.

Uma das medidas determina que o CRT (Conselho de Relações do Trabalho) analise se o pedido de registro sindical realmente engloba uma nova categoria ou se é uma fragmentação de uma já existente. Se for o caso, a entidade não poderá ser criada.

Durante coletiva de anúncio das medidas na semana passada, o ministro Brizola Neto afirmou que o intuito é gerar mais segurança, transparência e controle dessas entidades.

Existem atualmente 14,5 mil entidades no país, sendo cerca de 10 mil representantes de trabalhadores e 4.500 de empregadores. Apenas nos últimos cinco anos, foram criados quase 1.400 sindicatos.

Fonte: FOLHA.COM | DO VALOR

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus