Cidades

Deputado defende programa de manejo e proteção do Pirarucu

Por este motivo também é a espécie mais atingida pela pesca predatória. Neste contexto, o deputado José Domingos Fraga (PSD), apresentou um projeto de lei, em tramitação na Assembleia Legislativa, que institui o Programa para Manejo e Proteção da Espécie “Pirarucu”, no Estado.

O projeto prevê ações concretas de caráter preventivo e repressivo com a participação do poder público e sociedade civil organizada. Também consta a criação de um programa de incentivo financeiro e técnico para criação da espécie em cativeiro, com o intuito de aliviar a pressão da pesca pela oferta constante da espécie proveniente da piscicultura.

De acordo com o parlamentar, a proposta ainda defende o desenvolvimento sustentável da criação do Pirarucu em cativeiro como fonte de alimentação, emprego e renda visando à preservação, conservação e recuperação dos ecossistemas aquáticos.

De carne saborosa, o Pirarucu se difere dos demais animais da espécie; têm em média 2 metros e costumam chegar a 250 quilos. È um peixe de fácil captura, pois, como é uma espécie que possui o sistema respiratório modificado, ou seja, necessita de se expor fora d’água em busca de oxigênio, é facilmente percebido por qualquer pessoa, principalmente na época da seca quando são encontrados em lagos e lagoas com água a menos de um metro de profundidade.

O deputado explica que em muitos casos, pescadores menos esclarecidos são aliciados para capturá-los e transportá-los, além de ser uma espécie típica de água parada, o índice de mortalidade desta espécie é muito grande. Em Mato Grosso, o Pirarucu é comum na região do Araguaia.

“Se considerarmos vários fatores aliados a pesca e a comercialização do peixe no estado, percebe-se a necessidade de ações urgentes para garantir melhores condições aos pescadores e condições mais sustentáveis a espécie e ao meio ambiente”, defendeu o parlamentar.

Atualmente, as regras de manejo existentes para espécie se limitam às normas estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente- IBAMA, como o período de defeso do pirarucu entre os meses de outubro a março e o tamanho mínimo de captura de 150 cm para o comprimento total do peixe.

Fonte: AL – MT

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.