A ação vai acontecer entre 18 e 22 de março e será Coordenada pela Vigilância Epidemiológica do Estado, Escritórios Regionais de Saúde e pelas Secretarias Municipais de Saúde dos 29 municípios prioritários, envolvendo um total de 824 escolas, que vai proporcionar um atendimento a 280.950 estudantes.
A meta é investigar os sinais e sintomas da hanseníase em 100% dos estudantes (população alvo); tratar 90% das crianças e jovens com idades entre 5 e 14 anos para geohelmintíases (vermes) e realizar 100% do tratamento dos casos positivos para hanseníase. Os casos suspeitos de hanseníase serão encaminhados à rede básica de saúde para confirmação e tratamento.
Para a geohelmintíase, o Governo Federal já disponibilizou para Mato Grosso o medicamento Albendazol 400mg. O remédio será repassado à Assistência Farmacêutica das Gerências Regionais de Saúde e será administrado por meio do Programa Saúde na Escola, Programa de Saúde da Família e Unidade Básica de Saúde, conforme área de abrangência.
Os municípios foram escolhidos (veja tabela) por critérios populacional e de acordo com o IDH (índice desenvolvimento humano), dentre outros fatores determinados pela Portaria No 2.556 de 28 de Outubro de 2011, que estabeleceu repasse para implantação, implementação e fortalecimento da Vigilância Epidemiológica destes agravos para o ano de 2012.
Fonte: Secom – MT | SES/MT