Nacional

MPF investiga concessão de passaporte diplomático a líderes de igreja

Ambos receberam o documento do Ministério das Relações Exteriores em janeiro.

O inquérito da Procuradoria foi aberto com base em representação de Ronald Durão Meziat Júnior, que alega que os líderes "não representam o País e que, inclusive, o bispo (Valdemiro) responderia a processos judiciais".

Segundo o Itamaraty, os dois membros da igreja receberam o passaporte diplomático em "caráter de excepcionalidade", mas não foram fornecidos detalhes. Os pedidos foram encaminhados em 27 de novembro de 2011.

Santiago de Oliveira e sua mulher Franciléia são os fundadores da igreja. O movimento começou em Sorocaba, a cerca de 90 quilômetros da cidade de São Paulo. A sede hoje, conhecida como Grande Templo dos Milagres, está localizada no Brás, na capital paulista, e possui 43 mil m². O movimento religioso conta com mais 4 mil igrejas no Brasil e no exterior.

O Itamaraty informou ainda que nem todos os aeroportos do mundo fazem distinções entre os detentores de passaporte diplomático e comum. Em geral, os que têm passaporte diplomático têm uma fila especial e são submetidos a regras específicas para a concessão de visto. Mas isso não é regra.

Fonte: Jornal do Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus