Ambos receberam o documento do Ministério das Relações Exteriores em janeiro.
O inquérito da Procuradoria foi aberto com base em representação de Ronald Durão Meziat Júnior, que alega que os líderes "não representam o País e que, inclusive, o bispo (Valdemiro) responderia a processos judiciais".
Segundo o Itamaraty, os dois membros da igreja receberam o passaporte diplomático em "caráter de excepcionalidade", mas não foram fornecidos detalhes. Os pedidos foram encaminhados em 27 de novembro de 2011.
Santiago de Oliveira e sua mulher Franciléia são os fundadores da igreja. O movimento começou em Sorocaba, a cerca de 90 quilômetros da cidade de São Paulo. A sede hoje, conhecida como Grande Templo dos Milagres, está localizada no Brás, na capital paulista, e possui 43 mil m². O movimento religioso conta com mais 4 mil igrejas no Brasil e no exterior.
O Itamaraty informou ainda que nem todos os aeroportos do mundo fazem distinções entre os detentores de passaporte diplomático e comum. Em geral, os que têm passaporte diplomático têm uma fila especial e são submetidos a regras específicas para a concessão de visto. Mas isso não é regra.
Fonte: Jornal do Brasil