E para mais de 80% das pessoas, as chamadas organizadas são responsáveis pela violência nos estádios de futebol ainda nos dias atuais.
É o que aponta um estudo da Stochos Sports & Entertainament, consultoria especializada na área esportiva. Com dados colhidos entre 2010 e 2011, a realidade já não era nada diferente do que continua sendo hoje. Com base em entrevistas feitas com 49.297 torcedores, 83,9% deles atribuíram às organizadas a culpa pela violência nos redutos futebolísticos brasileiros. A Segurança Pública (ou falta dela) veio a seguir, com 6,5%, enquanto o álcool e as drogas tiveram 3,8% da preferência.
Entre os entrevistados que não frequentam os estádios no Brasil, foi questionado se eles pensariam em ir acompanhar o seu time do coração, mesmo que eventualmente, caso as torcidas organizadas fossem banidas, e o resultado foi impressionante. Mais de 60% declarou que iria, enquanto outros 35,5% disse que não iria. Os 4,4% restantes não souberam responder.
Os resultados apontam que o banimento das organizadas, se institucionalizado no País, poderia trazer benefícios aos que atribuem a elas a violência que impera nos estádios de futebol. Entretanto, é importante lembrar que o direito de livre associação, no qual entram essas organizações de torcedores, é protegida pela Constituição Federal de 1988 e pelo Estatuto do Torcedor.
FONTE: PrimeiraHora | R7