O encontro esteve voltado ao alinhamento das ações desenvolvidas no campo operacional e administrativo das 191 unidades da estrutura da Polícia Civil, em especial as 166 delegacias instaladas no Estado, além do planejamento das atividades para este ano.
Na abertura, o delegado geral, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, relembrou alguns pontos do planejamento administrativo da diretoria, voltado à aproximação com a sociedade, à melhoria do atendimento ao público, o resgate da imagem da Polícia Civil e a otimização dos recursos tecnológicos disponíveis à investigação policial e ao controle cartorário das unidades policiais.
Em sua apresentação, Garcia destacou o projeto GEIA – módulo administrativo, disponibilizados a todas as delegacias para controle de informações de policiais lotados (RH), de viaturas, móveis, unidades policiais e relatório. Garcia focou especial atenção aos treze software’s disponíveis ao assessoramento de investigações. “Muitas vezes temos a ferramenta, mas não temos conhecimento e por isso não utilizamos. O importante é saber que existe e onde buscar”, destacou Anderson Garcia.
O diretor da Acadepol, Milton Teixeira, falou dos cursos ministrados na Acadepol no ano passado e anunciou o treinamento de 540 policiais no curso de tiro policial. Segundo Teixeira, serão 18 turmas com 30 alunos. Duas turmas serão realizadas na Capital e as demais no interior do Estado.
O corregedor geral adjunto, Gilmar Carneiro, apresentou a agenda de correições nas delegacias de polícia, que inicia em março pelas delegacias de Várzea Grande e Cuiabá. Em agosto, as vistorias começam nas unidades do interior do Estado, iniciando por Sinop.
Interior e Metropolitana
O diretor de interior, Aldo da Silva Costa, apresentou balanço das operações. No ano de 2012, as unidades apreenderam 317 armas, 526 quilos de drogas, 2.552 prisões e 1.407 autos de prisão em flagrante.
Por último, o diretor adjunto metropolitano, Miguel Rogério Gualda Sanches, apresentou a produtividade de cada uma das 27 delegacias da Diretoria Metropolitana, que compreende as delegacias de Cuiabá, Várzea Grande e Baixada Cuiabana. O delegado disse que as unidades registraram 143 mil boletins de ocorrência; instauraram 8.224 inquéritos policiais e concluíram 8.476; formalizaram 6.775 termos circunstanciados de ocorrência (Tco) e 1.658 procedimentos de atos infracionais. Na região também foram efetuadas 2.675 prisões, entre flagrantes e cumprimento de mandados.
“Espero que todos saiam daqui com uma visão de que a Polícia Civil está investindo muito em tecnologia. Mas tem muito o que fazer ainda. Parabéns a todos pelos números apresentados, apesar de todas as dificuldades”, agradeceu o delegado geral, Anderson Garcia.
Fonte: Secom – MT | PJC-MT