Vão atuar na fiscalização o Conselho Regional de Engenharia de Mato Grosso (Crea-MT), Corpo de Bombeiros, os conselhos regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), de Psicologia (CRP-MT), de Enfermagem (CRF-MT), de Serviço Social (Cress-MT) e Secretaria do Meio Ambiente de Várzea Grande.
A vistoria durará um dia inteiro sendo verificados alvarás de incêndio, parte física e de pessoal, manutenção e utilização de equipamentos, alvará de funcionamento, dentre tantos outros itens. As policlínicas vistoriadas serão dos bairros Jardim Glória 2, Cristo Rei, 24 de Dezembro e Parque do Lago, sendo a do Bairro Marajoara a primeira a receber a vista da equipe.
Terminada a vistoria, será elaborado um relatório com toda a situação das unidades e, se contatada irregularidade, o município será notificado para corrigir as falhas; caso essas persistirem, terá multa de descumprimento.
Essa fiscalização ocorre depois de constatada falta de profissionais, falta de medicação e estruturas precárias para o funcionamento das policlínicas. Devido a essas falhas, ”os pacientes são encaminhados para o Pronto-Socorro, causando a superlotação na unidade de atendimento de emergência", declarou a presidente do CRM, Dalva Alves das Neves.
Ela disse que o relatório apontando essas deficiências foi encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE) e à Secretaria de Saúde de Várzea Grande.
Por: Rita Anibal, da redação