Cidades

Encontro sobre Ética e Qualidade de Vida é considerado inovador

A afirmação foi feita pela doutora, Marilda Novaes Lipp, ph.D. em Psicologia pela Universidade George Washington dos Estados Unidos, no início de sua palestra, nesta quinta-feira (21.02), durante o ‘1º Encontro de Gestão da Ética Pública e Qualidade de Vida no trabalho de Mato Grosso’.

O evento realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) teve início na segunda-feira (20.02) e prossegue até sexta-feira (22.02).

Cerca de 150 servidores públicos participam do evento que tem como objetivo promover uma reflexão sobre o que é Qualidade de Vida (QV) e como os servidores a avaliam no dia-a-dia. Marilda Lipp apresentou uma série de conceitos e ilustrações relacionados à temática.

Sob o tema ‘Qualidade de Vida – Motivação e Equilíbrio’, a palestrante destacou que o avanço da tecnologia não proporcionou melhorias na QV das pessoas. “Melhorou a comunicação, a interação e a troca de informações, mas a tecnologia não trouxe ganhos para a qualidade de vida”, disse. Marilda também avaliou a ênfase do mundo atual para a necessidade do consumismo e do aumento da produtividade.

“Vemos constantemente as empresas privadas e o próprio serviço público cobrarem mais produção dos funcionários e deixarem cada vez mais de lado a importância das relações humanas e sociais. Tudo isso interfere de forma negativa na QV”, afirmou.

“Conforme as pesquisas, quatro áreas do relacionamento humano devem ser avaliadas para se medir a QV, social, afetiva, profissional e de saúde', citou. Segundo Marilda, se as pessoas estão satisfeitos com as ações que desenvolvem nessas cinco áreas, elas possuem boa qualidade de vida. Porém ”é natural que haja uma insatisfação relacionada a alguma dessas áreas”.

Ética no trabalho

Antes da apresentação de Marilda Lipp, o servidor da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), José Emílio proferiu palestra sob o tema: Administrando com Valores – Vida e Trabalho. O palestrante enfatizou que a ética é a chave para o sucesso no serviço público. “Ética e honestidade são princípios que nós servidores públicos temos que ter em todas as ocasiões de nossas vidas”, afirmou.

Para o superintendente de Indústria da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SICME), Sérgio Romane, a Seduc está de parabéns pelo encontro. “O debate sobre a ética e a Qualidade de Vida precisa está presente de forma efetiva no serviço público”, afirmou.

A presidente da Comissão de Ética da Seduc, Ana Nogueira informou que ao final do encontro os participantes receberão um certificado e que Seduc e Secretaria de Estado de Administração (SAD) já assinaram um termo de compromisso, para que encontros com essa temática continuem ocorrendo nos próximos anos.

Fonte: Secom – MT  | Seduc-MT

Redação

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