Nacional

Receita apreende bolas das copas do Mundo e das Confederações falsificadas

As bolas falsificadas vieram de portos chineses, são resultado de uma sequência de dez apreensões e serão destruídas, segundo a assessoria de imprensa da Receita.

Os produtos apreendidos não possuíam a a logomarca da fabricante oficial, mas tinham design, cores e padrões que imitavam os modelos originais.

Segundo o Fisco, as imitações incluíam a famosa Jabulani, bola utilizada na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, e a Cafusa, recém-criada para a Copa das Confederações que ocorrerá entre 15 e 30 de junho deste ano no Brasil.

A operação Gol de Letra começou em 2012, quando foram identificadas cargas de diferentes importadores com bolas de futebol que apresentavam indícios de contrafação –obra reproduzida ou imitada fraudulentamente.

A marca que produz as bolas oficiais foi contatada e atestou a falsidade das mercadorias, diz a entidade.

As bolas de futebol contrafeitas infringem os direitos autorais e de desenho industrial, segundo a Receita, além de configurarem concorrência desleal.

Com a proximidade da Copa das Confederações neste ano e da Copa do Mundo em 2014, a instituição fiscalizadora promete que a operação será mais abrangente.

Fonte: FOLHA.COM

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus