Serão adquiridos desencarceradores para o Corpo de Bombeiros, imageador aéreo, tablets para as viaturas, armamentos não letal, equipamentos anti-bombas, plataforma de observação móvel, delegacias móvel, centro de comando móvel, entre outros equipamentos de alta tecnologia que darão mais qualidade aos serviços prestados pelos profissionais da Segurança Pública durante os jogos da Copa na Capital.
Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, a prioridade para a Copa serão esses investimentos, além da capacitação do efetivo, que já está acontecendo. Todos os serviços dos projetos que existem na matriz de responsabilidade do Estado, como as edificações, serão abrigados em ambientes já existentes na Segurança Pública. “Temos um grupo que está trabalhando no planejamento da segurança nos jogos em Cuiabá em conjunto com a Fifa e com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, que resolveu fazer dessa forma. Não haverá prejuízo para a sociedade”, destacou o secretário.
Segundo Bustamante, o imprescindível durante o evento Copa do Mundo é a Segurança ter um serviço de qualidade, independente de novas construções. “Vamos reformar ambientes e adequar espaços, como será feito para instalar o Centro de Comando e Controle, nosso principal legado. A Delegacia de Apoio ao Turista também irá funcionar em algum espaço já existente. O fato de não termos novas edificações na área da segurança pública não significa que nossos serviços planejados para Copa do Mundo não serão prestados”, esclareceu.
O Centro de Comando e Controle será instalado em uma extensão do espaço físico do atual Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), em um ambiente de mais de mil metros quadrados. “Vamos dobrar o atendimento do Ciosp, melhorar a qualidade dos equipamentos e sistemas para garantir um serviço de qualidade. Esse grande centro de operações será o cérebro da Segurança Pública de Mato Grosso”, destacou Bustamante.
A previsão é que no mês de outubro deste ano o Centro já esteja em funcionamento e os profissionais comecem a ser treinados nele para atuação na Copa.
Conforme o chefe da Pasta da Segurança, Mato Grosso, assim como os estados de Manaus e Rio Grande do Norte, por exemplo, está em conformidade em suas decisões em relação à segurança durante os jogos da Copa. “As 12 cidades sedes dos jogos estão tomando decisões parecidas. Os estados estão entendendo que o mais importante hoje é o incremento na área de tecnologia, sistemas, equipamentos e capacitações. Se temos condições de ter os serviços em determinados ambientes, vamos fazer, e aproveitar todo recurso de uma obra aplicando em outro investimento”, disse.
FONTE: PrimeiraHora | ASSESSORIA/SESP-MT