Cidades

TCE-MT orienta prefeitura de Cuiabá na criação do Serviço de Informação ao Cidadão

As orientações de como facilitar o acesso da população às informações do Executivo Municipal foram repassadas pela Secretária Executiva da Ouvidoria-geral do TCE-MT, Naíse Campos Silva Freire.

A reunião foi solicitada pela prefeitura, que está estudando maneiras de implantar o SIC, ampliar o Portal Transparência, cumprindo, assim, a Lei de Acesso à Informação (Lei nº12.527/11), em vigor no país desde o dia 16 de maio. A lei obriga os municípios a disponibilizar as informações sob sua guarda a qualquer cidadão.

“Esta tecnologia e o suporte estrutural do SIC serão disponibilizados para todos órgãos fiscalizados” Naíse C. Silva Freire Segundo a Ouvidora-geral do município, Adriana Cristina Ventruso, Cuiabá já está cumprindo a Lei de Acesso à Informação, mas alguns pontos ainda precisam ser melhorados. “O Portal Transparência foi criado em 2011, porém, queremos dar mais publicidade e tornar mais acessível e ágil as informações do município”.

Durante a reunião, a secretária Naíse Campos Silva Freire discorreu sobre o funcionamento do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e as ferramentas disponíveis para a população solicitar informações públicas relacionadas ao TCE-MT. “Esta tecnologia e o suporte estrutural do SIC serão disponibilizados para todos órgãos fiscalizados”. O SIC é um software livre sendo possível fazer o download por meio do Portal www.tce.mt.gov.br.

Além de Cuiabá, outras prefeituras já encaminharam solicitações para receberem capacitação de como implantar e manusear o SIC.

Fonte: TCE – MT

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.