Internacional

Líder do golpe de Estado no Mali vira responsável por reformar Forças Armadas no país

Capitão do Exército, Sanogo assumiu o cargo criado especialmente para ele como forma de apoiar um governo de transição. Segundo analistas, o golpe de Estado, liderado por Sanago, em março de 2012, abriu caminho para a crise no país que vive em clima de disputa entre grupos extremistas islâmicos e o atual governo.

As divisões no Exército do Mali provocaram um confronto entre duas unidades que levaram à morte dois civis. A função de Sanogo permite que ele viva em instalações do Estado-Maior do Exército, na cidade de Kati.

Sanogo recebeu treino militar nos Estados Unidos e depôs o presidente Amadou Toumani Toure no golpe de Estado de 22 de março. Segundo Sanogo, Toure permitia a humilhação do Exército por rebeldes separatistas. Comparando-se a herói de guerra e ao ex-presidente da República da França Charles de Gaulle, Sanogo apresentou-se como salvador do Mali.

Com o Exército do Mali dividido, os extremistas islâmicos tomaram o Norte do país, impondo a sharia (a lei de costumes do Islamismo). Em 11 de janeiro, tropas militares da França chegaram ao Mali na tentativa de apoiar o governo e conter o avanço dos extremistas.

Fonte: Agência Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que