Os dados fazem parte do balanço da Campanha ‘Juntos Somos Mais Fortes’, divulgado pela Secretaria da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), que coordenou os trabalhos para impulsionar os procedimentos processuais nas Varas Cíveis e Criminais e nos Juizados Especiais em diversas Comarcas do Estado.
Os mutirões foram realizados por 215 servidores que se inscreveram e se deslocaram da unidade de origem para participar dos trabalhos nas Varas contempladas pela campanha. Segundo o coordenador da Secretaria da CGJ, Lusanil Egues da Cruz, alguns critérios foram estabelecidos para a escolha dessas unidades.
“Trabalhamos nas Varas que já haviam passado por correições ordinárias e receberam recomendações para adequar os trâmites processuais. Outro critério foi o de contemplar as Comarcas com maior número de processos em tramitação, com número expressivo de ações paralisadas e com número reduzido de servidores”, explica o coordenador.
A campanha, lançada em março de 2012, percorreu unidades judiciais de todas as regiões do Estado, movimentando 362.702 processos. Desse total, foram efetuadas juntadas em 62.949, expedições de correspondências em 120.670 e 13.200 processos foram arquivados, além de 165.863 que receberam outros tipos de procedimentos, como autuações e publicações oficiais.
“Muitos servidores se inscreveram para participar dos mutirões, o que foi fundamental para alcançarmos êxito nessa campanha, coordenada em conjunto com o Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), que foi o responsável por toda a parte operacional dos trabalhos junto com os gestores das Varas”, ressalta Lusanil da Cruz.
Fonte: TJ – MT | Assessoria de Comunicação CGJ-MT