Em decisão proferida nessa segunda-feira (30), a juíza Alethea Assunção Santos, da 2ª Vara Criminal de Cáceres, recebeu a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso e tornou réu Aloisio Teodoro Bispo Filho pelo assassinato da ex-companheira Rosimar Cebalho Baroncielo Bispo com 46 facadas, no último dia 15 de outubro.
Aloisio foi denunciado pelo MP pelo crime de homicídio com as qualificadoras de “recurso que dificultou a defesa da vítima” e “contra a mulher por razões de condição de sexo feminino” (feminicídio), com as implicações da Lei Maria da Penha.
“A conduta descrita na peça acusatória foi delimitada com a exposição do fato criminoso, suas elementares e circunstâncias, tendo sido acompanhada de lastro probatório mínimo, havendo, portanto, justa causa para a ação penal. Assim, recebo a denúncia, em todos os seus termos”, disse a magistrada.
O caso
No dia 31 de agosto de 2023 a vítima pediu medidas protetivas de urgência contra o ex-marido. Segundo os autos, Aloisio teria ficado furioso com a vítima porque ela estava conversando com uma amiga no celular e por isso pegou duas facas, afirmando que iria matar Rosemar.
Na ocasião a mulher foi se esconder na casa da vizinha. No mesmo dia ele teria ido à casa dos pais da vítima e ainda teria tentado matar o pai dela. Ele não chegou a ser preso porque fugiu.
Já no dia do crime, Rosimar estava chegando em sua residência, no bairro Nova Era, em Cáceres, quando foi surpreendida pelo ex-companheiro enquanto abria o portão do imóvel.
Ela conseguiu pular o portão e acionar a polícia que, ao chegar ao local, a encontrou já sem vida. Após os fatos, Aloisio fugiu, mas posteriormente foi preso por uma equipe da Polícia Militar em uma borracharia no distrito de Tabuleta, em Mirassol D’Oeste.