Faccionados mato-grossenses ligados ao Comando Vermelho organizaram uma queima de fogos para homenagear Rudney Rodrigues dos Santos, mais conhecido como “Pinguim”, na noite desta terça-feira (24). O homenageado é considerado uma das mais importantes lideranças da facção criminosa no Estado. A ação foi registrada em diferentes cidades de Mato Grosso, como despedida do “paizão do CV”, que morreu na mesma manhã, no Pronto Socorro de Várzea Grande (PSVG).
Com uma queima de fogos ‘inesperada’, os faccionados se despediram do líder do crime organizado, que estava internado na região metropolitana de Cuiabá desde a última sexta-feira, em virtude de uma fratura na costela. O criminosos se feriu durante uma tentativa de fuga da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (226 km de Cuiabá). Veja vídeos ao final da matéria.
Uma nota que circula nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, o CV lamenta a morte de Rudney e convoca os faccionados a prestarem a homenagem.
“Com uma tristeza infinita no coração que venho comunicar o falecimento de um grande amigo e irmão que certamente marcou as vidas daqueles que puderam conviver com ele. É uma notícia inesperada, mas a morte infelizmente surge a qualquer momento e por vezes leva as pessoas que nos são especiais. E por essa grande perda em nossa família, o nosso vice-presidente, nos informa através deste, a todos da região sul, norte, leste, oeste de MT que as 21h de hoje simultaneamente, que todos façam uma minuto de silêncio e uma queima de fogos em toda cidade MT e quebradas aqui na Capital, por respeito e memória do nosso nobre irmão Rudney vulgo motoqueiro e que Deus coloque ele em um bom lugar assim seja”, diz a convocação.
Além de Cuiabá e Várzea Grande, municípios como Barra do Garças, Tangará da Serra, Alta Floresta, Sorriso, Sinop, Itaúba, Juruena, Carlinda, Colíder, Querência, Lucas do Rio Verde, Nova Monte Verde, União do Sul, Marcelândia, Confresa, Nova Ubiratã, Cláudia, Água Boa, Juína, Primavera do Leste, Apiacás, Juara, Nova Bandeirantes, Rondonópolis, Canarana, Tapurah, Jaciara, Campo Verde e Rosário Oeste aderiram à queima de fogos.