Cidades

40% dos profissionais temporários durante fim de ano devem ser efetivados, prevê CDL

No mês de agosto, o mercado de contratações em Mato Grosso se manteve aquecido, registrando um saldo positivo de 4.633 contratações. Os dados são do Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) levantados junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).  

Conforme o Núcleo, neste período ocorreram 54.870 admissões e 50.237 desligamentos. Dos novos contratados em agosto de 2023, 51,02% estão na faixa etária de 18 a 24 anos, e 59,93% do total de vagas preenchidas são ocupadas por homens.  

No acumulado de janeiro a agosto de 2023, foram registradas 433.266 admissões e 382.202 desligamentos, resultando em 51.064 novos contratos de trabalho no Estado.  

A análise demonstrou também que os setores que mais contrataram foram: Serviços (2.248), Indústria (1.224), Construção (1.064), Comércio (467), enquanto o setor Agropecuário apresentou um saldo negativo de (-370) vagas de emprego. Em comparação com o mês anterior, houve uma queda de 26% no número de novos contratos de trabalho firmados. No entanto, em comparação com agosto de 2022, houve um aumento de 12%.  

Quando se observa o mês de agosto, os grandes grupos que mais contrataram e os segmentos que tiveram destaque foram: Trabalhadores da produção de bens e serviços Industriais, que tiveram (2.461) novos contratos, seguido por Trabalhadores dos Serviços, Vendedores no Comércio em lojas e Mercados (1.459), e Trabalhadores de Serviços Administrativos (695).  

Para o acumulado do ano, nos grandes setores, os que mais contrataram foram: Trabalhadores da produção de bens e serviços Industriais, que contrataram (18.307), seguido por Trabalhadores dos Serviços, Vendedores no Comércio em lojas e Mercados (9.686), e Trabalhadores de Serviços Administrativos (8.073).  

Já na capital mato-grossense, o Núcleo de Inteligência constatou que de janeiro a agosto, houve 11.360 admissões e 10.231 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 1.129 novos contratos, sendo que em agosto, 41,09% das vagas foram preenchidas pela faixa etária de 18 a 24 anos, e 74% das vagas preenchidas foram ocupadas por homens.  

Os setores que destacaram em contratação no mês foram: Serviços (847), Construção (202), Comércio (80), Indústria (14), enquanto o setor Agropecuário teve um saldo negativo de (-14) vagas. No acumulado do ano (de janeiro a agosto), foram realizadas 84.849 admissões e 77.990 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 6.859 novos postos de trabalho em Cuiabá.  

Destas contratações, 52,12% foram de jovens entre 18 e 24 anos, e 69,62% dos contratos de trabalho firmados foram ocupados por homens. Quando comparado com agosto de 2022, houve uma queda de 25,7% no número de contratações. No entanto, em comparação com julho, houve um aumento de 72,4% no número de pessoas contratadas em Cuiabá.  

Ao analisar os grandes grupos no mês de agosto que mais contrataram em Cuiabá, seguem em conformidade com o Estado: Trabalhadores dos Serviços, Vendedores no Comércio em lojas e Mercados (367) novos postos de trabalho, seguido por Trabalhadores da produção de bens e serviços Industriais (7) que tiveram (350) trabalhadores e Trabalhadores de Serviços Administrativos com (283) vagas preenchidas. Para o acumulado (de janeiro a agosto) dos grandes setores, o que mais contratou na capital foram: Trabalhadores da produção de bens e serviços Industriais (2.315) vagas de trabalho, seguido por Trabalhadores dos Serviços, Vendedores no Comércio em lojas e Mercados (1.914) e Trabalhadores de Serviços Administrativos com (1.442).  

Vale destacar que a média salarial para o estado é de R$ 1.948,04, ficando assim abaixo da média Nacional que ficou em R$ 2.037,90. 

CONTRATAÇÕES TEMPORÁRIAS 

Em relação as vagas temporárias para as vendas de fim de ano, a CDL Cuiabá estima que serão ofertadas em m torno de 4300 novas oportunidades para comércio e serviços no Estado, sendo que deste montante, 1300 somente para a capital. “A expectativa é que 40% dos contratados possam ser efetivados no próximo ano, lembrando que nesse período de fim de ano o comércio sempre lidera as contratações”, afirmou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, reforçando que “apesar de todas essas oportunidades, o nosso grande desafio será o de atrair pessoas aptas a trabalhar com carteira assinada”. 

FEIRA DE EMPREGOS 

Nessa linha de contratações, quem está à procura de um emprego terá uma grande oportunidade no dia 31 de outubro, através de uma parceria inédita entre a CDL Cuiabá e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da Faculdade de Tecnologia Senai de Mato Grosso (Fatec), que estará realizando a maior Feira de Empregos da Indústria e Comércio de Mato Grosso. O evento está marcado para acontecer nas instalações Fatec Senai, das 07h às 20h. 

No total, somente na feira terão mais de 3 mil vagas abrangendo comércio, serviços e indústria. 

“A feira irá gerar além de oportunidades de trabalho, irá oferecer capacitações e mostrar os benefícios que o mercado formal pode oferecer para o desenvolvimento e bem-estar do cidadão”, pontuou Granja.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.