O Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá descartou 6,7 milhões de medicamentos e insumos vencidos no período anterior à intervenção, que estavam no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos (CDMIC), nessa segunda-feira (9).
De acordo com o gabinete, parte dos medicamentos e insumos, com vencimento em 2019, 2020 e 2021 estavam estocados com a justificativa de serem objeto de investigação realizada pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal de Cuiabá, a CPI dos Medicamentos.
No montante, também há 1.841.277 medicamentos e insumos que venceram em 2022, após a CPI dos Medicamentos, e que não estavam em apuração, o que, segundo o gabinete, mostrou que os medicamentos continuam vencendo em grande quantidade.
Relatório
Conforme o relatório da fiscalização do Conselho Regional de Farmácia (CRF), realizado em dezembro de 2022, os itens que estavam no Centro de Distribuição já tinham sido encontrados em inspeção anterior, realizada em abril de 2021, e desde então, não houve regularização da situação pela Prefeitura.
Um relatório de inspeção feito em fevereiro de 2023, para investigar uma denúncia relacionada a medicamentos e insumos vencidos guardados de forma incorreta no barracão da Secretaria Municipal de Gestão, apontou que foram encontrados mais produtos que perderam a validade em 2020 e 2021, que não tinham sido apresentados na fiscalização de dezembro.
O Gabinete de Intervenção também encontrou documentos, emitidos pela empresa contratada para retirar produtos da unidade, apontando que teriam sido executados, em fevereiro deste ano, quatro descartes de insumos e medicamentos que venceram em 2022 e 2023, totalizando 24 toneladas de produtos.