O médico do exercício e do esporte João Augusto Barreto Lombardi, de Cuiabá (MT), foi convocado para ser um dos médicos do Brasil nos Jogos Parapan-Americanos que ocorrem no final do ano em Santiago no Chile. João foi um dos médicos do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio em 2021 e tem ampla experiência em competições e torneios internacionais com o Comitê Paralímpico Brasileiro.
“Com o crescente incentivo e crescimento do esporte em nossa terra, ter um representante de Mato Grosso dentro do esporte de alto rendimento da mais alta elite do nosso País é uma grande conquista e orgulho”, afirma o especialista cuiabano.
João Lombardi explica que os médicos do exercício e do esporte têm um papel fundamental no Parapan e Paralimpíadas, pelo fato de ser necessário um acompanhamento e um monitoramento personalizado para cada competidor, com o objetivo de manter de forma saudável e íntegra as partes física e mental do indivíduo.
De acordo com o especialista, isso evita que haja uma sobrecarga, principalmente, do sistema cardiovascular, da musculatura esquelética e do psíquico. Ademais, acrescenta o médico, diante de casos de lesões, que é possível ocorrer durante os jogos, os médicos e outros profissionais da saúde como fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, massagista, entre outros, são essenciais no tratamento e no prognóstico positivo dos competidores.
“A medicina esportiva, de modo geral, tem como função o acompanhamento longitudinal do atleta, atuando de forma a prevenir lesões e também em seu tratamento e reabilitação”, pontua João Lombardi.