O nível de confiança do empresariado em Cuiabá atingiu 114,8 pontos em setembro, uma alta de 0,9% em relação ao mês anterior, acumulando, assim, o terceiro aumento consecutivo na pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisada pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT). No entanto, o índice atual ainda mostra uma queda de 16,5% no comparativo com setembro do ano passado, quanto apresentava 137,5 pontos.
Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a retomada de crescimento no índice, após fortes quedas observadas nos primeiros meses do ano, se justifica pelas datas comemorativas do segundo semestre. “A volta do indicador em patamar de crescimento é importante para avaliar como os empresários do comércio consideram o cenário econômico e as tendências a serem tomadas em ações futuras, principalmente neste período de datas comemorativas consideradas positivas para o comércio”.
O que ajuda a explicar esta tendência são os subíndices que avalia Nível de Investimento das Empresas, que cresceu 6,9% em setembro sobre o mês anterior, e o Indicador de Contratação de Funcionários, com aumento mensal de 4,2%.
Também foi observado na pesquisa que grande parte dos componentes se mostraram em queda mensal, sendo os mais significativos a Expectativa da Economia Brasileira e Condições Atuais da Economia com -2,1% e -1,9%, respectivamente. Wenceslau Júnior explica que para esses componentes, “as quedas, na avaliação anual, são relevantes e podem estar atreladas ao cenário político e de acesso ao crédito”.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, os subíndices que mais variaram têm relação com as Condições Atuais da Economia, que, neste ano, está 37,2% menor, e, em seguida, as Condições Atuais do Comércio, com índice 30,8% inferior ao ano anterior. O único que apresentou variação positiva no ano foi a Situação Atual dos Estoques, que cresceu 3,8%.
O presidente da federação destaca o bom momento para o consumo por parte das famílias na capital, o que pode refletir no cenário estadual. “Com uma intenção de consumo em alta pela população cuiabana, verificada no Índice de Intenção de Consumo das Famílias, a confiança dos empresários pode ter aumento nos próximos períodos, também atrelada às datas comemorativas de fim de ano, extremamente importantes para o setor.”