Um incêndio de grandes proporções atingiu a Aldeia Santa Clara, em Campinápolis, 565 km de Cuiabá, nesse sábado (23), e deixou dezenas de indígenas desabrigados. Uma força tarefa foi montada e enviada para o local.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os militares foram acionados nesse sábado (23) pelos órgãos competentes para apoio no combate ao incêndio. Duas equipes foram encaminhadas para auxiliar o Ibama no combate ao fogo na Aldeia Indígena Santa Clara.
Imagens registradas no local mostram várias ocas pegando fogo e os indígenas já desabrigados. Não informações sobre feridos. Ao todo, 9 casas ficaram completamente destruídas e 270 indígenas moram na aldeia.
O Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá e o Comando Regional 4, em Barra do Garças, monitoram remotamente o incêndio para orientar as equipes em campo.
Neste domingo (23), Agentes da Defesa Civil, Setasc (Secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania) e da Polícia Militar estão mobilizados em uma força tarefa para levar ajuda humanitária para os indígenas.
Entre os itens, vão ser levados 300 cestas básicas, 300 cobertores e 300 kits de limpeza. Sete agentes da Defesa Civil, dois servidores da Setasc e dois policiais também vão se deslocar ao local.
O incêndio deve ser investigado.