O Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) investiga três casos suspeitos de gripe aviária em Mato Grosso. As amostras foram coletadas e encaminhadas para um laboratório em São Paulo.
Até o momento, foram coletadas 37 amostras. Outros 88 casos suspeitos de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves já foram investigados no estado e foram descartados.
O Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) tem acompanhado a situação.
“Estamos em estado de alerta. As notificações não param, o que é normal diante da situação, até porque, a população fica mais atenta a qualquer sinal diferente dentro das criações”, disse o coordenador de Defesa Sanitária Animal do Indea, Felipe Peixoto.
Caso em Mato Grosso do Sul
No último domingo (18) foi encontrado foco do vírus H5N1, popularmente chamado de influenza aviária, em um sítio de Bonito, cidade 283 quilômetros distante de Campo Grande.
Na propriedade em questão, viviam 87 aves. Apenas uma apresentou foco do vírus. As demais foram enterradas, porém, antes disso, 40 amostras foram colhidas e enviadas para laboratório.
O painel mostra que foram encontrados 106 focos da doença no Brasil, desses, 103 foram em animais silvestres e 3 em aves de subsistência. Nenhum caso foi confirmado em ave de produção comercial.
Onze possíveis casos estão sendo investigados e são 1.891 suspeitas de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves.