O Hemocentro de Mato Grosso realiza coletas de sangue neste sábado (16), das 7h30 às 12h, para cadastrar novos doadores de medula óssea no estado. A ação acontece em celebração ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que é comemorado nessa data.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), existem 70.227 doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Conforme os dados da SES, em Mato Grosso, 2 pessoas doaram no ano de 2021. Já em 2022, o estado teve 4 doadores e neste ano 2 pessoas efetuaram a doação até o momento.
A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, explica que para se cadastrar como um doador voluntário, é necessário ter entre 18 e 35 anos, apresentar documento oficial com foto, não possuir doenças hematológicas ou neoplásicas e não ter doenças infecciosas ou do sistema imunológico.
Os interessados devem agendar um horário no site do hemocentro. A sede do MT-Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1.055, Centro Sul, Cuiabá. O funcionamento regular da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h30.
Como funciona
Durante o cadastro no Hemocentro, é feita coleta de 5 ml de sangue. Após isso, o nome do doador é lançado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Depois, ele aguarda a convocação, que só ocorre após a compatibilidade com um receptor. É importante sempre manter os dados de cadastro atualizados.
A medula óssea é utilizada para o transplante em pacientes que são acometidos por doenças como aplasias de medula óssea, alguns tipos específicos de leucemia, câncer, anemias e linfomas.
Doação de sangue
Além de se cadastrar para ser doador de medula óssea, a população também poderá fazer doação de sangue.
Embora haja a necessidade de todos os tipos sanguíneos, no momento a maior carência é pelos tipos negativos A-, AB-, B- e O-, além do tipo O+, informou a diretora do MT Hemocentro.
Conforme as recomendações do Ministério da Saúde, o doador deve ter mais de 51 quilos, estar em bom estado de saúde e ter uma alimentação saudável. Os candidatos precisam ter idades entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias e nunca devem doar sangue em jejum.
Homens podem fazer até quatro doações anuais, com intervalo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um intervalo de três meses.
Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomenda-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso e evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.