Cidades

No Dia do Cerrado, MT registra menor taxa de desmatamento dos últimos 6 anos

Mato Grosso registrou, nesta segunda-feira (11), o menor número de alertas de desmatamento dos últimos seis anos, no bioma Cerrado. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/Deter), que mostram que entre janeiro e agosto de 2023, houve redução de 11% na área de alertas.

Ainda segundo o levantamento, a área atingida foi de 377 km² para 335 km², em comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto isso, a média nacional de alertas de desmatamento aumentou em 14% em comparação com o ano passado.

Em janeiro deste ano, Mato Grosso se tornou o terceiro estado com maior risco de desmatamento, com 1780 km² de áreas de risco de desmate registrados, ficando atrás apenas do Pará (4504 km²) e Amazonas (2298 km²).

Nos primeiros oito meses do ano, foram aplicados 1.129 autos de infração lavrados, 712 áreas embargadas e R$ 142,79 milhões em multas ambientais por combate ao desmatamento ilegal no bioma.

Para o Cerrado, a legislação exige a preservação de 35% da propriedade rural, apontou a Secretaria de Meio Ambiente (Sema/MT).

Em 2022, Mato Grosso foi o 5º estado que mais desmatou o Cerrado, 42% da área devastada estava concentrada em 10 municípios.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.