Cidades

‘Superlua azul’ pode ser vista no céu de MT nesta quarta-feira (30); veja horários

A segunda e última superlua do ano pode ser vista no céu de Mato Grosso, na noite de quarta-feira (30), de acordo com o Observatório Nacional. Esse fenômeno é considerado raro e volta a acontecer apenas daqui a 11 anos, em 2032.

Apesar do nome, o termo "superlua" não é uma definição astronômica oficial. Ele é usado nos momentos em que a lua cheia acontece próxima ao perigeu, quando está mais próxima da Terra e, portanto, parece maior e mais brilhante.

O perigeu é quando a distância entre esse satélite e a Terra é menor do que 360.000 km. Quando isso ocorre, a Lua fica 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (microlua) – quando está mais distante.

Adellane Araújo Sousa, professor titular de Física da UFMT/Araguaia, explica que a atmosfera atua como se fosse uma lente quando o astro está baixo no céu e apesar de ser chamada de “Superlua Azul” em referência a expressão inglesa "once in a blue moon", que significa um acontecimento raro, a luz azul não será da cor azul.

“Seria como no dia do são nunca. O termo Lua azul é devido ao fato não muito comum de ter duas luas cheias no mesmo mês”, comenta Adellane.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.