Em ritmo de preparação não somente para as eleições do ano que vem, mas já de olho em 2026, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou nessa quinta-feira (24) que já está se preparando para a disputa ao Senado, e que inclusive, tem se articulado com parceiros.
“Pode ser, eu vou brigar pelo meu espaço, já falei para vocês, já conversei com alguns parceiros sobre uma pré-candidatura ao Senado. Então vou buscar isso dentro do partido”, explicou a deputada após ser questionada se o nome da majoritária do MDB em 2026 poderia ser o dela.
Janaina chegou a ser ‘sondada’ pelo Republicanoa em um momento em que o MDB passou por certa turbulência interna. Ao lado de Otaviano Pivetta (Republicanos), a deputada poderia disputar 2026 em um grupo diferente de seu sogro Wellington Fagundes (PL), quem tem pretensão em ser governador de Mato Grosso.
Com a abertura de duas vagas no Senado em 2026, a cadeira de Margareth Buzetti e do senador Jayme Campos (União) poderão ser disputadas pelo próprio Jayme que visa uma reeleição, pelo governador do Estado, Mauro Mendes (União) e pela deputada mais bem votada na Assembleia Legislativa.
Apesar da confirmação, Janaina argumenta que isso não depende apenas dela e que para que seja candidata, precisa conquistar a vaga. Por isso, diz que a estratégia agora é alcançar correligionários membros de diretórios, para poder se fortalecer em 2026.
“Mas o partido como vocês viram na composição ele ficou aberto à discussão futura. Ser candidata não depende só da minha vontade depende das conquistas dentro do partido. E isso é que é o gostoso. É você ter que conquistar, se impor aqui dentro do partido não funciona, que conquistar mais correligionários principalmente aqueles que fazem parte do diretório, tem mais chance de chegar fortalecido em 2026”, disse.