Plantão Policial

Mais de 300 camisetas de times falsificadas são apreendidas na 2ª fase de operação de combate à pirataria em MT

Mais de 370 camisetas do Cuiabá Esporte Clube e de outros times do futebol brasileiro foram apreendidas pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (3), em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana. As apreensões fazem parte da segunda fase da Operação Gol Contra, que combate a pirataria nos estádios.

A a ação foi realizada em quatro pontos de venda distribuídos entre a Avenida Mário Andreazza, em Várzea Grande, e na Avenida Isaac Póvoas, em Cuiabá.

De acordo com a polícia, além da apreensão dos produtos falsificados, cinco pessoas foram encaminhadas à delegacia para prestar esclarecimentos.

As ações de combate à pirataria, segundo a polícia, serão intensificadas durante o jogo Cuiabá EC x Flamengo FC pelo campeonato Brasileiro de Futebol masculino da Série A, que ocorrerá neste final de semana.

No final de julho, nove vendedores ambulantes foram detidos e multados por crime de pirataria e mais de mil camisetas falsificadas foram apreendidas antes do jogo entre Cuiabá e São Paulo.

A venda ou distribuição de produtos sem autorização do proprietário de uma marca ou produto é crime previsto na Lei Geral do Esporte, de junho de 2023, com pena de até quatro anos de reclusão e multa.

De acordo com um estudo realizado pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), 37% das camisas de times de futebol comercializadas no país são falsificadas, o que gera prejuízo aos times de futebol brasileiro e, em Mato Grosso, principalmente à equipe do Cuiabá.

Ainda de acordo com a polícia, as camisetas apreendidas na operação poderão ser doadas para crianças e adolescentes carentes de programas e organizações sociais sem fins lucrativos de Cuiabá e Várzea Grande.

A Legislação

Segundo o delegado da Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), enquadram-se na categoria de pirataria vender, distribuir, oferecer ou expor à venda, ocultar ou manter em estoque quaisquer sinais visivelmente distintivos, emblemas, marcas, logomarcas, mascotes, lemas, hinos e qualquer outro símbolo de titularidade de organização esportiva ou produtos resultantes de sua reprodução, imitação, falsificação ou modificação não autorizadas, para fins comerciais ou de publicidade.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em