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BRT na Grande Cuiabá: saiba quais regiões o novo modal de MT irá percorrer

As obras de implantação do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) estão em andamento em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana. Por outro lado, as mudanças no trânsito vem gerando dúvidas na população sobre o percurso do novo transporte público.

A reportagem fez um levantamento junto à Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra) para saber como funcionará o trajeto.

 

Serão implantados dois corredores do BRT. No primeiro, o ônibus sairá do Terminal André Maggi em Várzea Grande, percorrendo as Avenidas Filinto Muller, João Ponce de Arruda, Avenida da FEB, Tenente-Coronel Duarte e Historiador Rubens de Mendonça, até o Terminal do Coxipó.

Já no segundo corredor, o BRT sairá do Terminal do Coxipó e percorrerá as Avenidas Fernando Corrêa e Coronel Escolástico, até o Centro de Cuiabá.

O corredor entre Várzea Grande e o CPA contará com três linhas:

  1. Uma linha que para em todas as estações do trajeto, seja na ida ou na volta
  2. Uma linha expressa, que sai do Terminal André Maggi e para somente no Porto de Cuiabá
  3. Outra linha expressa que sai do Terminal do CPA até o Centro de Cuiabá, parando apenas no Shopping Pantanal

Já o corredor entre Coxipó e Centro de Cuiabá terá duas linhas:

  1. Uma linha que para em todas as estações do caminho.
  2. Uma linha expressa, que para apenas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Ao chegarem no Centro da capital, as linhas expressas dos dois corredores sobem a Avenida Getúlio Vargas, fazem o contorno na praça do Chopão e descem a Avenida Isaac Póvoas, antes de retornarem para sua origem.

De acordo com o projeto, a Avenida da Feb continuará com duas pistas em cada sentido após o fim dos trabalhos.

As obras de implantação do BRT começaram no dia 21 de abril. Conforme o cronograma da Sinfra, a previsão é que o projeto em Várzea Grande seja finalizado no fim do primeiro semestre de 2024. Ainda não se sabe sobre as datas do início das obras em Cuiabá e quando o modal começará a funcionar.

VLT x BRT

O VLT foi projetado para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e foi marcado pela corrupção e entraves judiciais. A obra paralisada possui 22 quilômetros de extensão entre Cuiabá e Várzea Grande.

Em dezembro de 2014, as obras foram interrompidas. Em 2018, o governo do estado rompeu o contrato com o consórcio VLT e, depois, decidiu substituir o modal pelo BRT. Já em dezembro do ano passado, o governo começou a retirar as estruturas que serviriam de suporte para o VLT em Várzea Grande.

As obras do projeto, que deveria ter ficado pronto oito anos atrás, já custou mais de R$ 1 bilhão.

Redação

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Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

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