Cidades

Atacadistas e varejistas de MT lançam feira de negócios; R$ 35 mi devem ser movimentados

A ExpoEcos 2023 – Encontro Centro-Oeste dos Supermercadistas, Atacadistas, Distribuidores, Indústria e Food Service – foi lançada na manhã desta terça-feira (27.06), no auditório da Fecomércio, em Cuiabá. A feira de negócios do setor de alimentos, bebidas e serviços acontecerá entre os dias 15 e 17 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal, na capital, com a participação de 80 expositores. O objetivo do evento é gerar debates que colaborem com a cadeia de autosserviço e apresentar as últimas tendências, inovações e soluções para o setor atacadista distribuidor e supermercadista.

A realização da feira é uma parceria da Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT), Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD), Sindicato do Comércio Atacadista Distribuidor de Mato Grosso (Sincad-MT) e Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Mato Grosso (Sincovaga-MT).

São esperadas cerca de 15 mil pessoas nos três dias de evento, com uma movimentação financeira estimada em R$ 35 milhões e a geração de mais de 1500 empregos diretos e indiretos durante a realização da feira. Além dos estandes, a feira contará com as palestras de renomados especialistas, como Samy Dana e Geraldo Rufino, trazendo ainda mais conhecimento aos participantes da ExpoEcos.

De acordo com o presidente da Fecomércio MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o setor de atacado e varejo do ramo alimentício possui significativa contribuição para a economia de Mato Grosso, tendo como exemplo a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), que representou 4% de toda a arrecadação do estado em 2022, chegando a cerca de R$ 693 milhões.

“O Sistema Fecomércio tem a imensa alegria de participar das histórias e conquistas dos segmentos mato-grossenses, sendo um parceiro e apoiador da ExpoEcos. Parabenizamos a ASMAT, AMAD, Sincovaga e Sincad por promoverem esse evento conhecido e prestigiado pelo público, especialmente pelos empresários do setor. Desejamos muito sucesso e expressamos nossa admiração pelos comerciantes que atuam nesse segmento, muitos gerenciando microempresas, contribuindo com emprego, renda e impostos para o nosso Estado”, destacou Wenceslau.

Ele também ressaltou o crescimento do setor em 2023, com uma arrecadação de aproximadamente R$ 193 milhões até março, ou seja, um aumento de 22,53% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que justifica a realização da feira.

O presidente da AMAD, Luciano de Almeida, agradeceu aos parceiros da feira e destacou a presença de caravanas de várias cidades de Mato Grosso no evento, mencionando a importância de trazer tendências e novidades do mercado para os comerciantes do interior.

“Vamos oferecer dois tipos de estandes: um para negociações diretas com as empresas, possibilitando descontos vantajosos para os comerciantes, e outro para apresentar as tendências e novidades do mercado”, comentou Luciano.

Já o presidente do Sincad-MT, Paulo Backes, enfatizou a relevância do setor de supermercados e distribuição na arrecadação do ICMS do estado, ressaltando que a ExpoEcos visa movimentar o comércio e gerar renda para os pequenos empresários, “servindo ainda como fonte de arrecadação para o Estado, com benfeitoria para todos”, completou.

Para Alessandro Morbeck, presidente ASMAT, a ExpoEcos 2023 vai mais uma vez impulsionar o comércio e o setor de supermercados, que emprega aproximadamente 45 mil pessoas no estado.

“Em 2019, a feira de negócios foi um grande sucesso, o que é extremamente importante para impulsionar o comércio do Estado, especialmente o setor de supermercados. Não podemos permitir que o setor diminua, uma vez que os supermercados empregam milhares de pessoas em nosso Estado”, disse, agradecendo aos parceiros que acreditam na feira.

“Ao percorrer o Brasil, observamos que poucos estados realizam um evento desse porte, por isso nos sentimos privilegiados em poder realizar essa feira”, enfatizou Alessandro.

Reforma Tributária

Kassio Catena, presidente do Sincovaga-MT, relembrou a trajetória da ExpoEcos, que começou como uma feira itinerante e hoje é realizada em Mato Grosso. Ele mencionou os desafios enfrentados pelo setor atualmente, como a diminuição dos valores das mercadorias nas prateleiras e a queda no fluxo de volume, destacando a importância do apoio do setor e da imprensa para a não aprovação da proposta da reforma tributária que tramita no Congresso Nacional.

“É crucial que nos manifestemos em relação à reforma tributária, pois o nosso setor enfrentará um aumento de ICMS que é nove vezes maior, o qual nenhum setor conseguirá suportar. Essa reforma inclui a tributação de produtos que sempre foram isentos. Portanto, é fundamental que o setor conte com o apoio dos nossos deputados e da imprensa para nos ajudarem a evitar que isso aconteça, conforme proposto, já que terá um impacto devastador no varejo do Brasil”, reiterou durante o discurso no lançamento do evento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, representando o governador de Mato Grosso, ressaltou a importância da parceria entre as entidades empresariais e o governo para o desenvolvimento do estado. Ele destacou que a ExpoEcos contribuirá para impulsionar os negócios e mostrar a pujança de Mato Grosso.

“A Expoecos vai contribuir para que o Estado volte a fazer negócios e possamos desenvolver o nosso comércio e varejo, mostrando a pujança de Mato Grosso, pois juntas, essas entidades, unidas ao governo do Estado, representam a força de Mato Grosso”, afirmou o secretário.

Parceiros

A ExpoEcos 2023 conta com o apoio e parceria de diversas empresas e instituições, incluindo a Norte Sul Real Distribuidora, DAC Distribuidora, Fokus, Coca-Cola, Sicredi, SE SEPEX, Fecomércio MT, MeuXodó-Suinutri, Sorpan, Machado Atacado, Frata Representações e Hetosoft Sistemas.

Para a consultora de Negócios Pessoa Jurídica da Central Sicredi Centro Norte, Gabriela Sato, a participação na feira é uma prova do compromisso da cooperativa com a economia regional, e da confiança no potencial de seus associados e empresas do segmento.

“Cada vez mais os empreendedores estão descobrindo as vantagens do cooperativismo de crédito como alternativa ao sistema financeiro tradicional, com destaque para o atendimento personalizado e parceria para negócios e investimentos. As soluções ofertadas pelo Sicredi visam a prosperidade das empresas, com taxas justas, relacionamento próximo e consultivo, seja presencial ou no meio digital”, destacou.

Os expositores e parceiros, como a Fokus, uma empresa de distribuição de alimentos, têm grandes expectativas em relação ao evento. Segundo Fernando Sérgio, fazer parte da ExpoEcos pela segunda vez é motivo de grande expectativa, pois esperam realizar negócios e fortalecer ainda mais o relacionamento com os clientes.

Para Allan Mello, gerente comercial da Hetosoft Sistemas, o evento é uma oportunidade para mostrar o potencial e a qualidade dos serviços da empresa, em atividade há 16 anos, com sede em Várzea Grande e filial em São Paulo.

“Em 2019, tivemos a oportunidade de participar da ExpoEcos como visitantes, e este ano estamos entusiasmados por poder participar como expositor e patrocinador. Por meio deste evento, pretendemos destacar o potencial da nossa empresa e a qualidade dos nossos serviços. Como especialistas em sistemas e soluções para o comércio varejista, desejamos compartilhar nossa excelência e demonstrar como podemos contribuir para o sucesso dos empreendimentos nesse setor”, finalizou o gerente.

O lançamento da ExpoEcos 2023 contou ainda com a presença do deputado estadual Dilmar Dal Bosco, do deputado federal Coronel Assis, do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Várzea Grande, Tião da Zaeli, dos ex-presidentes das entidades organizadoras do evento, empresários, comerciantes, expositores e patrocinadores.

Sobre a ExpoEcos 2023

A ExpoEcos 2023 promete ser um evento de grande relevância para o setor de supermercados, atacadistas, distribuidores, indústrias e food service, proporcionando oportunidades de negócios, conhecimento e atualização sobre as últimas tendências e inovações do mercado. São esperadas 15 mil pessoas durante os três dias do evento, com movimentação financeira de R$ 35 milhões e geração de 1500 empregos diretos e indiretos no período.

Redação

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Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

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