Cidades

Visita do governador de Roraima a MT reacende debate sobre migração de venezuelanos

A visita do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), a Mato Grosso reascendeu a discussão em torno do caos humanitário em decorrência da grande quantidade de venezuelanos que tem as fronteiras do estado como porta de entrada para o Brasil. O chefe do Executivo mato-grossense, Mauro Mendes (UB), destacou a necessidade de promoção de políticas públicas específicas e provocou o governo federal ao dizer que o Brasil "não pode virar as costas". 

O assunto vem à baila às vésperas da Semana do Migrante, iniciada nesta segunda-feira (19).

“Sem fazer parceria ou não com Roraima, já temos muitos venezuelanos aqui (em Mato Grosso). É um problema social e humanitário. O Brasil não pode virar as costas para isso, entretanto, entre fazer essa narrativa de seguridade, que é comum e natural, nós temos que refletir sobre o ‘day after’ dessa decisão”, declarou Mauro Mendes na sexta-feira, durante o "25º Fórum de Governadores da Amazônia Legal" realizado no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. 

“Nós temos, o que foi relatado com muita propriedade pelo governador Antonio Denarium, a situação crítica e caótica suportada por aquele estado, recebendo tantos e tantos latino-americanos, irmãos, vizinhos aqui do nosso continente, e o governo federal é muito importante, pois tem esse dever nas relações de ajudar, de contribuir, assim como todos nós, estados, temos”, falou o chefe do Paiaguás.

Mendes também destacou a contribuição direta dos venezuelanos no mercado de trabalho local. “Então, independente dessa comparação que tenha venezuelano aqui, em grande parte do país, inclusive, contribuindo com mão de obra, independente deste tratado, nós estamos fazendo um pouco dessa parte que é cabida a todos nós”, pontuou o governador.

LEIA MAIS: Governadores discutem criação da "Frente Parlamentar da Amazônia Legal" em evento no Paiaguás

DISCUSSÃO DE MT COM A ONU

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) se reuniu em março deste ano com a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Na pauta, estava a inclusão social e o desenvolvimento econômico dos imigrantes que buscam refúgio em Mato Grosso. A pasta estadual acordou a realização de projeto de um mapeamento e diagnóstico situacional da população migrante e promoção de seminários sobre a temática.

SEMANA DO MIGRANTE

A Semana do Migrante, que ocorre entre estas segunda e sexta-feira, é organizada pelo Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) e acontece todos os anos em todo o Brasil. As atividades serão realizadas nos quatro cantos do país. A semana contará com rodas de conversa, lives, encontros, ações e celebrações que serão articuladas de forma livre pelas Pastorais dos Migrantes de cada região.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.