Cidades

Produção industrial de MT cresce 11% no comparativo anual, indica pesquisa

Quando verificado com o mesmo mês do ano passado, ao média do setor industrial brasileiro assinalou redução de 2,7%. O relatório do IBGE destaca cautela do setor desde a pandemia da Covid-19, com relação ao desabastecimento de insumos e encarecimento das matérias-primas. Mato Grosso, no entanto, apresentou aumento de 11% em abril na comparação com o mesmo mês de 2022, graças ao desempenho dos setores de produtos alimentícios (carnes de bovinos frescas ou refrigeradas) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (álcool etílico).

A alta de dois dígitos é a segunda maior entre as demais unidades da federação, atrás somente do Rio Grande do Norte, com alta de 14,5%. Já no acumulado dos últimos 12 meses o crescimento da indústria mato-grossense foi a maior do país, com elevação de 9,9%.

O gerente do Observatório da Indústria, Pedro Máximo, alerta para o saldo negativo observado na produção industrial de Mato Grosso no acumulado deste ano. De janeiro a abril, a queda foi de 3,6%. “Está difícil superar os índices de crescimentos registrados em 2022 que foram muito positivos e mostrava uma fácil recuperação diante do péssimo desempenho da indústria em 2021, em função do período pandêmico”.

O presidente da Federação das Indústrias, Silvio Rangel, ressalta que mesmo com uma queda com relação ao ano anterior, há uma perspectiva positiva para o longo do ano em razão do cenário macroeconômico. “A queda do dólar e a possível queda da taxa de juros sinalizada pelo pelo Banco Central sugerem um ano de bom cenário de negócios, especialmente para Mato Grosso. Além disso, novos negócios com o mercado Chinês e um consumo acelerado mostram uma necessidade de aumento de produção, que pode ser muito positivo para Mato Grosso”.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.