Plantão Policial

Mulher é alvo de mandado em Rondonópolis durante ação que apura fraude bancária

Uma mulher de 33 anos foi alvo de mandado de busca e apreensão em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.

A "Operação Não Seja um Laranja 2" foi deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com a Polícia Civil e com a Federaçaõ Brasileira de Bancos (Febraban), em 17 estados e no Distrito Federal, para investigar fraudes bancárias contra clientes dos bancos.

A investigação busca desarticular esquemas criminosos para a prática de fraudes em contas bancárias em diversas instituições do país.

A operação contou ainda com o apoio da Interpol por meio do Centro de Crimes Financeiros e Anticorrupção (IFCACC-Interpol).

Ao todo, foram cumpridos 51 mandados de busca e apreensão. A polícia investiga as pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos oriundos de golpes e fraudes contra clientes bancários.

A operação faz parte do Projeto Tentáculos, que tem como um dos principais pilares um Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Federal e a Febraban, em vigor desde outubro de 2017.

Nos últimos anos, a Polícia Federal detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento.

Este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”, por isso o nome da operação.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em