Cidades

Dia das Mães pode movimentar mais de R$ 760 milhões na economia de MT

A pesquisa de intenção de compra dos mato-grossenses para o Dia das Mães, revelou que 64% dos entrevistados pretendem fazer compras em comemoração à data, celebrada no próximo dia 14 (domingo). O levantamento foi realizado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) com 266 pessoas de 32 municípios do estado, entre os dias 6 a 27 de abril.

O levantamento traz o gasto médio dos entrevistados, que será de R$ 334,16, o que, segundo a análise do IPF-MT, poderá movimentar até R$ 762 milhões na economia do estado. Roupas e acessórios foram os objetos mais citados por 38% dos entrevistados, que pretendem presentear as mamães, seguido de perfumes 33%, chocolate 6%, e eletrônicos com 5%.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, demonstra otimismo com a segunda melhor data comemorativa do ano para as vendas. “O Dia das Mães é uma data bastante celebrada no país, principalmente pelos comerciantes por ser considerada uma das datas mais importantes do calendário comercial. Esperamos que as vendas no comércio impulsionem e aqueçam ainda mais a economia de Mato Grosso, aumentando as vendas em vários segmentos do comércio e serviços”, destacou.

As lojas de rua serão os estabelecimentos mais procurados por 62% dos que disseram que irão realizar compras no período. Outros 22% disseram que vão fazer compras em shopping centers e apenas 7% das pessoas devem comprar em sites ou aplicativos.

Entre os que não consumirão na data, 49% disseram que não comemoram; em seguida 25% apontam questões financeiras e 17% por distância geográfica, ou seja, não moram no mesmo local da pessoa que desejam presentear.

Outro dado interessante da pesquisa é sobre as formas de pagamento na hora da compra do presente. Para os que pretendem comprar na data, o cartão de crédito será o mais utilizado com 45%, o cartão de débito 22%, e o pagamento via PIX 19%. O menos citado foi o dinheiro em espécie, com apenas 15%.

Wenceslau Júnior destaca, ainda, os presentes de eletrônicos e eletrodomésticos., que têm crescido nos últimos anos. “As mães também estão conectadas e gostam de ganhar produtos modernos, de última geração, elevando o ticket médio por serem bens de maior valor”, afirma ele.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.