Cidades

3 indígenas são indiciados por desvio de dinheiro da merenda

O.B.M., 57, A.T., 44, e P.P., de 43 anos, foram indiciados pela Polícia Civil pelos crimes de peculato e associação criminosa em General Carneiro (442 km a leste). O trio é acusado de desviar verbas destinadas à aquisição de merenda para estudantes indígenas da unidade escolar. 

 

Os 3 eram, respectivamente, diretor e professores da escola da Aldeia Sangradouro. Segundo as investigações, os indiciados desviaram R$ 25.600,00, que foram repassados por meio de cheques assinados pelos investigados a parentes e pessoas próximas dos próprios autores do crime sem ter nenhum lastro e vínculo com a comunidade escolar.

Crime foi descoberto na nova gestão da escola, que tomou ciência e denunciou o caso à polícia. Para validar e manter as emissões de cheques, que se destinavam à aquisição de merenda escolar, os indiciados confeccionaram atas, sem dar publicidade, para conferir legalidade aos atos. Além disso, nas atas o novo diretor eleito da escola ficou impedido de ter acesso às decisões. Posteriormente, ele descobriu o esquema e denunciou à polícia.

 

Investigados ficaram em silêncio em seus interrogatórios e depois divulgaram entre a aldeia e a comunidade escolar que as assinaturas nos respectivos cheques seriam falsas, na tentativa de se eximir das responsabilidades e confundir as apurações da polícia.

Análises das prestações de contas feitas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apontaram as irregularidades graves, que geraram a instauração de Processo Administrativo Disciplinar.  

 

O inquérito foi concluído neste mês durante o mutirão da Delegacia Regional de Polícia de Barra do Garças para reduzir o acervo de procedimentos policiais, evitando a impunidade. A Polícia Civil pediu o bloqueio e indisponibilidade dos bens dos indiciados.

O caso foi relatado pelo delegado Joaquim Leitão Júnior. “Não podemos admitir que verbas públicas destinadas à merenda escolar sejam desviadas, por quem que seja”, comentou.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.