Cidades

Expectativa de bons resultados no Dia das Mães anima comerciantes em Cuiabá

O comércio está se preparando para o Dia das Mães, a segunda melhor data em termos de faturamento do ano. A expectativa é de que este ano as vendas continuem em ascensão, seguindo a tendência dos últimos dois anos. A CDL Cuiabá, por meio de seu Núcleo de Inteligência de Mercado, realizou uma pesquisa entre os dias 29 de março e 03 de abril, com 250 potenciais clientes que costumam comprar nos principais eixos comerciais da cidade, incluindo a Região Central, Norte, Sul, Leste e Oeste.

Constata-se que 89,6% das pessoas entrevistadas irão presentear no Dia das Mães e que o fator que mais influencia a decisão de compra, com 71%, é o desejo da mãe. Esses dados reforçam a relevância afetiva e comercial da data para o varejo brasileiro, especialmente para o comércio da região de Cuiabá.

O dia das mães é um período que favorece várias atividades empresariais, pois a variedade de presentes é extensa. Diante  disso destacamos parte dos mais citados na pesquisa, são eles: Cosméticos e beleza (31,3%); Vestuário e acessórios de moda (20,3%); Calçados (13,2%); Cestas de café da manhã, chocolates e outros (11,6%); Móveis e Eletrodomésticos (5,2%); Almoço/jantar fora (restaurantes e afins) (4,8%); Joias/Relógios (4,5%).

Neste ano, 28,2% dos entrevistados falaram que comprarão dois ou mais presentes e os principais locais de compras serão as lojas do centro da cidade (36,6%) seguido por Shopping Centers (22,8%); Lojas próximas aos bairros onde moram (16,5%); Vendedores avulsos – Porta a Porta – Conhecidos (7,5%) e Internet (7,1%) e outros (9,5%).

Em relação aos gastos com presentes, os consumidores da capital planejam gastar, em média, R$ 393,32 em diversos tipos de presentes, sendo que a modalidade de pagamento à vista é a preferida, correspondendo a 66,8% das escolhas. Entre as formas de pagamento mais utilizadas, destacam-se o dinheiro, correspondente a 32,2%, seguido pelo cartão de débito, com 27,9%, e pelo cartão de crédito, com 27,5%. Em menor proporção, aparecem o crediário, com 6,8%, o PIX, com 5,2%, e o boleto, com 0,4%.

A pesquisa também mostrou que muitos consumidores ainda não começaram a pesquisar o presente para o Dia das Mães, sendo 84,8% nessa situação. No entanto, é importante destacar que ainda há tempo suficiente para planejar as compras e estratégias de venda, uma vez que 86,3% desses consumidores pretendem realizar a pesquisa na semana ou na véspera da data.

Conforme o superintendente da CDL Cuiabá e responsável pelo Núcleo de Inteligência, Fábio Granja, quando se compara as informações obtidas na pesquisa deste ano com o ano anterior, a estimativa de crescimento é de 7,2% em 2023. 

“Na comparação com o ano passado, o estudo apresenta um ticket médio estável, porém com um número de pessoas 13,4% acima e uma quantidade de presentes 9,7% também superior. Cruzando as informações e deduzindo a inflação, chegamos a um cenário de otimismo com oportunidade de crescimento médio superior a 7% na grande Cuiabá”, afirma ele.

Granja explica ainda, que neste ano a instituição tem inovado na forma de repassar as informações para empresários e associados. “Nosso foco é contribuir ainda mais com o empresário, ajudando a gerar estratégias assertivas de comunicação e marketing para que possa aumentar ainda mais as suas vendas, com material exclusivo que revela o perfil deste consumidor que irá as compras”, pontuou ele.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.