Cidades

Conab estima que MT registre aumento de 2% na produção de café deste ano

A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de que Mato Grosso registre um aumento de 2% na produção deste ano, que deve alcançar 232 mil sacas de café torrado, o que coloca o estado na 9° posição entre os estados produtores.

O agricultor Antônio Sebastião Ribeiro da Silva e a esposa Maria José da Costa Silva fizeram uma aposta na cultura e atualmente cultivam 500 pés de cafés, no sítio deles, em Sinop, a 503 km de Cuiabá. O casal buscou orientação técnica e é na propriedade que eles beneficiam, torram e moem o grão para a venda que é feita de forma local.

“Fui criado no meio da plantação de café, até passei um tempo da minha vida mexendo com gado, mas o café nunca saiu da minha cabeça”, disse Sebastião.

De acordo com o engenheiro agrônomo, Thiago Tombini, a maior espécie do grão que o estado produz, é o café conilon, mais comumente conhecido como café robusta, já que ele é uma variedade adaptada para o clima mato-grossense.

“Trinta municípios onde está tendo a produção, está ocorrendo a colheita e desses 30 municípios, temos cinco cidades que se destacam que são: Colniza, Nova Bandeirantes, Cotriguaçu, Juína e Aripuanã, onde ele detém a maior produtividade desse café robusta no estado”, contou.

Segundo o agricultor Antônio, o grão tem que passar por várias etapas até que seja embalado.

“O café fica em média quatro dias secando, depende muito do sol, depois ele vem para a máquina para ser limpo e, posteriormente, ele é encaminhado para o torrador, assim que torrado ele é moído. Eu e minha esposa fazemos tudo de forma manual, não tem nada industrializado aqui”, explicou.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.