Jurídico

Congratulações Desembargador João Antonio Neto

Nascido aos 19 de abril de 1920 em Couto Magalhães, na época Estado de Goiás e hoje Estado do Tocantins, o desembargador João Antonio Neto chegou ao Mato Grosso ainda criança na localidade de Tesouro/MT, com seus pais Pedro Antunes de Souza e Inezilia Antunes Pimentel, iniciando seus estudos no Instituto Salesiano Bom Jesus da cidade de Guiratinga/MT e posteriormente no Colégio São Gonçalo de Cuiabá/MT.

Seguiu para o Estado da Guanabara onde concluiu o curso de bacharel na Faculdade de Direito do Estado do Rio de Janeiro no ano de 1948, sendo aprovado em concurso no ano de 1958 para o cargo de juiz de direito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso com designação para a judicatura na Comarca de Alto Araguaia/MT.

Coube ao jovem magistrado instalar em 1959 a Comarca de Rondonópolis/MT e seguindo em sua carreira da magistratura ainda atuou por remoção em março de 1966 na Comarca de Aquidauana, hoje Mato Grosso do Sul, e em dezembro na Comarca de Cuiabá/MT, ascendendo ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso no ano de 1967 e exercendo os cargos de Presidente e Vice-Presidente do Sodalício.

Como advogado foi Chefe da Casa Civil, Consultor Geral e Procurador Fiscal do Estado de Mato Grosso e Conselheiro da Ordem dos Advogados de Mato Grosso, além de professor titular e fundador da Universidade Federal de Mato Grosso. Homem de cultura e letras, João Antonio Neto é membro da Academia Mato-grossense de Letras, ex-presidente e membro da Academia Mato-grossense de Magistrados, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Na literatura nos brindou com as obras Vozes do Coração, Três Gerações, Poliedro, Remanso, Silhuetas e da trilogia Revelação das Palavras, Palavras Grávidas e Banquete de Palavras, isso sem deixar de lado o inexcedível História do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, livro de leitura obrigatória para se ter a exata noção desde a chegada do Ouvidor Antoni Lhanas Peixoto até meados da década de 80.

Todos os que foram seus alunos nas classes de Direito Civil, Direito Processual e Filosofia do Direito na Universidade Federal de Mato Grosso, na Universidade de Cuiabá – UNIC e na Escola Superior de Magistratura do Estado de Mato Grosso lembram com extrema emoção e saudade das suas altaneiras lições de erudição, conhecimento, humanidade e sensibilidade.

Poucos sabem, mas João Antonio Neto é um grande maçom, iniciado em 1958 na Benemérita Augusta e Respeitável Loja Simbólica São João de Guiratinga/MT, sendo fundador em 1963 da Benemérita Augusta e Respeitável Loja Simbólica Estrela do Leste de Rondonópolis/MT. No ano de 1971, fazendo parte do quadro da Benemérita Augusta Respeitável e Centenária Loja Acácia Cuiabana em Cuiabá/MT participou de forma ativa e efetiva na fundação do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, escrevendo como Presidente da Assembleia Legislativa Maçônica da entidade a sua primeira Constituição.

Sempre apaixonado por sua amada uma vida toda, Dona Eva Balbino Guimarães Neto, in memoriam, com quem formou bela família tendo os filhos queridos Regina Beatriz Guimarães Neto, Ivan Sérgio Guimarães Neto, Fábio César Guimarães Neto e Augusto Vagner Guimarães Neto, onde seu exemplo espraia sobre a sua prole benéfica e respeitosa influência das luzes da cultura, honra e dever.

Na comemoração dos seus 103 anos de idade, a Academia Mato-grossense de Magistrado por seus confrades vem prestar todas honrosas homenagens ao seu mestre fundador desembargador João Antonio Neto, mesmo com a consciência de serem ínfimas diante da magnitude de sua gigantesca obra expargindo desde sempre luzes a todos como advogado, magistrado e professor, rogando a Deus, o Grande Arquiteto do Universo, que sempre lhe prodigalize com saúde, felicidade, paz e amor.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.