Cidades

Sesc Pantanal recebe premiação por projeto de recuperação do bioma local

O Polo Socioambiental Sesc Pantanal venceu o XIII Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente e Sustentabilidade, na categoria Melhor Exemplo de Mobilização Social, pela iniciativa Aquarela Pantanal. Desenvolvido em parceria com diversas instituições e comunidades pantaneiras, o projeto produz mudas nativas do bioma para recuperar áreas atingidas pelo fogo dentro da Reserva Particular de Patrimônio Natural – RPPN Sesc Pantanal, gerando renda e desenvolvimento comunitário.

“Foi com muito orgulho que recebemos mais um prêmio por nossas iniciativas com foco em responsabilidade social. O projeto Aquarela Pantanal é uma iniciativa primorosa que mobiliza e gera renda para famílias de comunidades da área de preservação que mantemos na região. Assim, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal cumpre sua missão de polo de referência em sustentabilidade. É o Sistema CNC-Sesc-Senac ajudando a transformar o País”, comemora José Carlos Cirilo, diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc.

A cerimônia de premiação ocorreu na noite do dia 28 de fevereiro, em Belo Horizonte (MG). Em 2 de março, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal, que representou a iniciativa no evento por meio de sua gerente-geral, Cristina Cuiabália, fez a entrega dos certificados de reconhecimento para as viveiristas do Projeto Aquarela. O encontro foi realizado na comunidade do Capão do Angico, em Poconé (MT), com a presença das associações desta comunidade e da comunidade de São Pedro de Joselândia, em Barão do Melgaço (MT), ambas envolvidas na iniciativa.

O Aquarela Pantanal já proporcionou a construção de dois viveiros para produção de mudas nativas dentro das comunidades de Capão do Angico, em Poconé, e São Pedro de Joselândia, em Barão do Melgaço. Os moradores receberam suporte técnico e capacitação, além de uma bolsa pelo trabalho de viveiristas. Dessa forma, o projeto contempla os três pilares da sustentabilidade: o social, o ambiental e o econômico.

O prêmio foi criado em 2010 em homenagem ao ambientalista mineiro Hugo Werneck, um dos precursores da consciência ecológica na América Latina. A premiação visa reconhecer e divulgar os melhores cases e ações, além de organizações e personalidades que se dedicam à defesa do meio ambiente. O Aquarela Pantanal foi selecionado entre 117 projetos de todo o País, marcando a formação de uma grande rede de proteção do Pantanal, após os grandes incêndios de 2020.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.