Realizada desde 2016, o Minicircuito de Astronomia está em sua sétima edição e esse ano traz a temática "Astronomia em defesa do meio ambiente". O evento será realizado neste sábado, 8 de abril, e oferece oficinas para crianças e adolescente, mostras, palestras e a observação lunar. O projeto é livre para todos os públicos e será realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), das 8h30 às 17h.
Realizado pelo Instituto de Física da UFMT, tem o intuito de chamar atenção das crianças e dos adolescentes para a ciência. Despertar a curiosidade deles para essa área.“A intenção é expandir a mente das crianças e dos adolescentes sobre as ciências existentes, já que atualmente há muito desinteresse pelos estudos vindo principalmente dos adolescentes. Quando levamos esse tipo de experiência para eles, notamos a diferença no interesse”, argumenta Hilton Elpidio, coordenador do minicurso e aluno do curso de física.
O acadêmico também comenta que o minicurso tem a intenção de abrir as portas da UFMT para todos.
“A universidade não é só de quem estuda aqui, ela é da sociedade, qualquer um tem direito de frequentar ela, de vir conhecer, mas poucos sabem disso. Então, o projeto também vem com essa intenção de mostrar para sociedade que eles também têm o direito de usar a UFMT, não somente quem está aqui dentro”, destaca.
Além de Hilton, a também coordenadora Kellen Cristina fala sobre a participação das crianças e a curiosidade que demonstram.
“É muito interessante ver como as crianças têm uma curiosidade mais aguçada, é muito bonito ver isso, ver as crianças voltando com o passar dos anos, como eu vi uma mãe voltando anos seguidos, trazendo seus filhos por ter gostado de como as crianças se interessaram pelo trabalho”, pontua.
No evento, serão apresentadas palestras com temas como O Universo que ainda não conhecemos, A astronomia e o Clima do Planeta Terra e A origem do Universo: concepções antigas e modernas, entre outros temas. Serão apresentadas mostras produzidas pelos projetos do curso de física, como Além da Astronomia, Mulheres na Ciências, FisicArte e FabFisLab, entre outros.
Todas as oficinas são coordenadas e apresentadas por alunos do curso de Física da UFMT. Também será realizada a observação lunar, atrás da biblioteca da UFMT, das 19h às 22h, onde será possível observar a lua e algumas estrelas, com orientadores explicando a forma correta de fazer a observação e com telescópios cedidos pela organização.
Cada oficina terá limite de 15 alunos por sala, sendo realizada em 3 ou 4 horários durante o dia, para se inscrever basta entrar no Instagram do Física Na Nuvem, ou acessar o site do evento.
As oficinas ofertadas são:
Descobrindo o Sistema Solar Para Crianças de 4 a 8 anos
Montagem de Foguetes de Papel – Para Crianças dos 05 aos 10 anos
Slime Astronômico -Para Crianças dos 05 aos 10 anos
Montagem de Foguete de Garrafa PET
Construção de Nebulosas em Garrafas
Caça Asteroide
Caleidoscópio
Fenômenos Óticos: Holograma Virtual
Garrafa de Choque
Telescópio Galileanos Caseiros
A Introdução à Eletrônica com Arduíno – limitado a 5 alunos por sala