Cidades

Após um mês, auto-embargo da China reflete negativamente em exportações de MT

A suspensão dos envios da carne bovina à China completa um mês nesta quarta-feira (22) após registro já confirmado como atípico de “vaca louca” no estado do Pará. A decisão de auto-embargo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tem refletido negativamente nas exportações do produto. Integrantes da pasta e produtores rurais estão na China negociando a retomada dos envios da proteína bovina para o país asiático.

Conforme o boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a paralisação temporária nos envios aos chineses impactou diretamente no número de plantas em operação, visto que algumas indústrias optaram por férias coletivas como forma de mitigar os efeitos do embargo nas atividades.

Assim, com menos frigoríficos operando no estado, o setor industrial trabalhou com menor ociosidade e a utilização frigorífica em operação fixou-se em 62,26% no mês passado.

Além dos frigoríficos, ainda segundo o Imea, em fevereiro houve redução de 10,18% nas exportações se comparado a janeiro.

“A queda nos envios foi pautada especialmente pelo embargo das certificações da proteína para a China, ocorrido nas últimas semanas do mês”, diz trecho do boletim.

Na segunda-feira (20), o ministro do Mapa, Carlos Fávaro, e integrantes da pasta foram à China negociar com as autoridades locais a retomada dos envios da carne bovina para o país e tentar a ampliação das exportações. Em vídeo publicado nas redes sociais, Fávaro destacou a importância da missão que é realizada em conjunto para o fim do auto-embargo.

“Muito animado, uma comitiva muito importante com colaboradores do Mapa, empresários brasileiros das mais diversas áreas para mehorar as nossas relações comerciais, tanto para vender mais para a China, mas também para comprar produtos que sejam importantes para o Brasil”, disse.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.