A Defesa Civil emitiu alerta para a possibilidade de nova ocorrência de chuvas intensas nesta terça-feira (28), na região metropolitana de Cuiabá. Na noite de ontem, as chuvas acompanhadas de ventos fortes provocaram destelhamentos, quedas de arvores e postes com rompimento de cabos de energia elétrica e de telefonia, e alagamentos em algumas regiões.
Para os períodos da tarde e da noite, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com ventos de fraco a moderado. A previsão para o período da tarde é de 15mm de preciptação. Ontem (27), segundo informações da Agência Nacional de Águas (ANA) foi registrado um acumulado de 31.4mm.
O coordenador da Defesa Civil, Ozeias Souza Oliveira falou sobre os cuidados a serem tomados pela população que deve acompanhar as previsões do tempo e observar o comportamento dos córregos e rios. A recomendação da Defesa Civil é que ao observar a subida do nível da água, as pessoas devem levantar os móveis, desligar os aparelhos elétricos da tomada e buscar locais mais seguros.
Ele alertou para algumas medidas de precaução como não se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão além de evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos. No caso de ocorrência de raios e/ou chuvas intensas, os equipamentos devem ser desligados das tomadas. Também devem ser evitados locais abertos e descampados e não ficar dentro da água; evitando rios e cachoeiras onde em condições de chuvas intensas, pode levar a ocorrência de cabeças d’água .
Oseas Souza Oliveira visitou alguns pontos da cidade nesta manhã. No Córrego de 8 Abril uma área próxima à rotatória está cedendo. A Defesa Civil está notificando ainda hoje a Secretaria de Infraestrutura do Estado. A queda de arvores e postes provocou queda de energia em alguns bairros como Morada do Ouro, CPA, Dr. Fábio Bela Vista e outros.
“Com o período de chuvas, continuamos monitorando as áreas consideradas de risco e, nas situações de perigo, a população deve acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros Militar”, ressaltou o coordenador, Ozeias Souza Oliveira.
Em Cuiabá, segundo levantamentos feitos pelo órgão, são cerca de 1.300 ha de áreas consideradas de risco para alagamentos e inundações, a maioria delas localizadas nas proximidades de córregos e margens de rios.
Para acionar o Corpo de Bombeiros Militar, a população deve ligar no número 193. A Defesa Civil de Cuiabá pode ser acionada pelo telefone 3623-9633 ou pelo WhatsApp (65) 99310 8810.