A vereadora Edna Sampaio (PT) ingressou com um pedido de cassação contra o deputado federal Abílio Junior (PL), após o parlamentar fazer provocações e supostos ataques durante cerimônia de comemoração de 43 anos dos Partidos dos Trabalhadores (PT). A celebração ocorreu na Câmara de Cuiabá, na última sexta-feira (10).
Abílio entrou no plenário enquanto o presidente do PT de Mato Grosso, deputado Valdir Barranco, discursava aos militantes. Na tribuna, o petista cumprimentou brevemente Abílio e seguiu com o pronunciamento.
Já os demais convidados preferiram ignorar a presença do parlamentar, que seguiu filmando os presentes. No documento, a petista afirma que Abílio fez gestos de desprezo e deboche, insultando o partido. Ela também aponta que o ex-vereador ainda teria produzido fake news sobre sua aparição no parlamento cuiabano.
“Tal ação fora integralmente filmada pelo próprio deputado federal e publicado em suas redes sociais como forma de promover o ódio contra o Partido dos Trabalhadores, em um estado extremamente conservador e adepto ao movimento 'bolsonarista', o que coloca em risco, inclusive, a vida de militantes do Partido dos Trabalhadores, senão vejamos, a título exemplificativo, alguns dos comentários da referida publicação”, disse.
Por fim, Edna aponta que a atitude de Abílio representa quebra de decoro parlamentar, por adotar conduta “inapropriada e desrespeitosa” com o Partido dos Trabalhadores, seus apoiadores e o próprio Parlamento Municipal de Cuiabá.
“O recebimento, autuação e processamento da presente representação, com a instauração de procedimento destinado a apreciá-lo, na forma e no prazo previstos em regulamento próprio, com o posterior encaminhamento da presente representação ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, nos termos do art. 9º, §1º e §2º do Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputado”, diz trecho do documento.