O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) pediu abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar conduta do Sindicato dos Profissionais do Ensino Público de mato Grosso (Sintep) o requerimento foi apresentado em sessão nesta quarta-feira (8) e precisa de 8 assinaturas para ser instaurada. O político avalia já ter 9 apoiadores da apuração.
Por meio de assessoria, o parlamentar disse que a apuração é necessária diante de denúncias de coação política por parte dos sindicalistas e uso irregular dos recursos da instituição. O sindicato representa professores, monitores de creches, motoristas escolar, merendeiras, entre outros profissionais da educação estadual.
Os ânimos entre os profissionais e autoridades do Excutivo e Legislativo estão conflituosos desde que foi proposta a militarização de escolas. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) defende o regime mais rigoroso e os servidores alegam que a medida impõe “ditadura” nas escolas.
O deputado é defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e tem uma política conservadora e de direita.
De acordo com o texto, há diversas denúncias informais de que o sindicato, por meio de seus líderes, aplica de forma inadequada seus recursos, pratica desvio de finalidade, além de coação política e ideológica de professores e outros profissionais da rede pública de ensino.