Cidades

Após pedido da Fiemt, Prefeitura de Cuiabá inclui indústria no IPTU sustentável

Atendendo a um pedido da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), a Prefeitura de Cuiabá incluiu os industriários para receber os benefícios do Imposto Predial sobre o Território Urbano, o IPTU Sustentável. A iniciativa entrou em vigor a partir do dia 1º de janeiro desde ano e prevê descontos de até 25% sobre os tributos aos imóveis residenciais, comerciais, industriais e condomínios horizontais que adotarem algumas tecnologias modernas vigentes de conservação do meio ambiente, com base na lei nº 515/2022.

Para ter acesso ao desconto, o empresário interessado deverá fazer a solicitação de forma presencial, na sede da pasta, localizada no terceiro andar do Palácio Alencastro, por meio da apresentação dos seguintes documentos: identificação do imóvel (matrícula atualizada), número de inscrição do cadastro imobiliário municipal e técnica aplicada na edificação ou terreno. 

Entre as práticas sustentáveis consideradas estão: sistema de captação e de reuso de águas pluviais; sistema de aquecimento elétrico solar ou geração de energia fotovoltaica; sistema de utilização de energia eólica; instalação de telhado verde; e construção com materiais sustentáveis, sendo que em caso de utilização de madeira, necessária a comprovação de sua origem.

As deduções possuem validade de dois anos, podendo ser renovado por igual período. Os contribuintes que desejam obter as vantagens, devem apresentar a documentação comprobatória no prazo de até 30 dias anteriores ao vencimento da tarifa.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.