A polícia divulgou neste sábado (28) uma filmagem da tentativa de furto a uma agência do Banco Bradesco da cidade de Nova Lacerda (546 km a Oeste de Cuiabá), na madrugada da última sexta-feira (27).
Três pessoas foram detidas no mesmo dia dentro da cidade – um homem de 25 anos, e dois adolescentes, de 16 e 17 anos. Eles confessaram o crime.
À polícia, o grupo disse que adquiriu 11 caixas de fogos de artifícios e, posteriormente, desmontaram os artefatos para a confecção de duas bombas caseiras. Um dos adolescentes vendeu o próprio aparelho celular para comprar os fogos.
A gravação mostra 3 homens chegando na agência às 2h55 da madrugada. Dois deles entram nas dependências do banco e um fica do lado de fora dando cobertura a dupla que, aparentemente, instala um explosivo. Poucos segundos após a invasão, o trio sai correndo em direções distintas e uma explosão é vista às 2h56.
No mesmo minuto os suspeitos retornam, colocam uma nova bomba no local e correm novamente para fora. O relógio da câmera marca 2h57 na segunda explosão. Mesmo com as duas explosões, eles não conseguiram abrir o caixa eletrônico e tentaram, segundo a polícia, danificar os terminais com pancadas de barras de ferro.
Depois de sair do banco, os suspeitos fugiram para a BR-174 e se esconderam em uma pastagem até o dia amanhecer. Eles foram localizados ainda durante o dia. A Polícia Civil pediu a prisão preventiva do adulto pelos crimes de furto qualificado (uso de explosivo e majorado por ter sido cometido em período noturno), além de associação criminosa majorada pela participação de adolescentes.
Já os adolescentes foram autuados por ato infracional análogo a furto qualificado e associação criminosa.