Ontem (20) foi realizada a eleição da AMA – Academia Mato-grossense de Magistrados, sendo eleita a chapa composta pelos magistrados Antonio Horácio da Silva Neto (Presidente), Luiz Octávio Oliveira Sabóia Ribeiro (Vice-presidente), Marcelo Souza de Barros (Secretário), Wanderlei José dos Reis (Tesoureiro) e José Ferreira Leite (Diretor Cultural e de Eventos). O novo Conselho Diretor irá administrar a AMA no próximo triênio de 2023/2026 e já prepara sua agenda de atividades para as futuras ações culturais durante esse período.
As eleições foram presididas pela desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos que encerrou hoje seu mandato a frente da AMA . Agora a magistrada vai presidir no biênio 2023/2024 a ESMAGIS/MT – Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Tribunal de Justiça, onde serão desenvolvidas as metas institucionais de aperfeiçoamento dos magistrados mato-grossense em compasso com as diversificadas necessidades sociais.
A AMA foi criada no ano de 2001 e instalada em 8 de abril de 2002, tendo como fundadores os desembargadores João Antonio Neto, Ernani Vieira de Souza, Mauro José Pereira, José Vidal, Atahide Monteiro da Silva, Benedito Pereira do Nascimento, Shelma Lombardi de Kato, Márcio Vidal (então juiz de direito) e o juiz de direito Marcelo Souza de Barros.
Os seus objetivos, entre outros, são congregar os magistrados para incentivar o aperfeiçoamento profissional, aprimoramento cultural e reciclagem contínua, com o desenvolvimento de alta cultura jurídica e o reconhecimento dos seus valores, além da realização de seminários, conferências, cursos, congressos, painéis, ciclos, reuniões, fóruns de debates sobre assuntos jurídicos em geral.