Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), convocou reunião para a próxima segunda-feira (23) na qual será debatida a disputa da Mesa Diretora da Casa de Leis.
Informe sobre a convocação foi divulgado nesta sexta-feira (20). No comunicado consta ainda que na reunião será debatido o edital referente à posse da deputada e deputados eleitos.
Eleição da nova Mesa Diretora será realizada no dia 1 de fevereiro, ocasião na qual serão decididos o novo presidente, vice-presidente, segundo vice-presidente e secretários que chefiarão o Parlamento na próxima legislatura.
No encontro, será esclarecido também sobre a emenda constitucional nº 108/2023 que norteará as eleições das Mesas Diretoras a partir de 2025 na qual serão vedadas reconduções.
Discussão sobre a emenda se dá após Botelho quase ser impedido de disputar eleição à Mesa por conta de decisão no Supremo Tribunal Federal (STF) que barrava a recondução ao mesmo cargo.
Com nova decisão do STF, que barrou a recondução somente a partir de 2025, Botelho lançou seu nome na disputa pela eleição atual e tenta convencer o deputado Max Russi (PSB) a não disputar pelo comando da ALMT neste pleito.